sexta-feira, 13 de julho de 2012

Gasolina consumida pelo Porsche do administrador da RTP é paga a preço do ouro pelo erário público

Num momento em que se pedem sacrifícios aos portugueses, o Xerife Penas não entende por que é que gestores de empresas públicas continuam a ter direito a viaturas de serviço topo de gama, a cartões de crédito a a cartões Galp frota.

O mais comum do cidadão não consegue entender isto e muito mais dificilmente entenderá se souber que os administradores da RTP (EMPRESA EM DIFICULDADE) se deslocam em Audi A4...


Augusto Teixeira Bastos, é um administrador da RTP que optou por não utilizar o tal Audi A4 da empresa, deslocando-se num Porsche Carrera de que é dono. Mas, usufrui de um subsídio mensal no valor do encargo que a empresa teria de suportar se lhe disponibiliza-se uma viatura. Só que  gasolina que o Porsche consome contínua a ser paga pelo cartão Galp frota da empresa!
E, ao que conseguimos apurar, este Porsche consome 3 000 € anuais em gasolina ao erário público.



O Xerife Penas acha tudo isto ainda mais revoltante sabendo que várias viaturas de reportagem vão ser suprimidas.

Xerife Penas falou, tá falado!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os cortes nos subsídios, afinal, não são para todos

O Xerife Penas está incrédulo!

Assessores dos gabinetes dos ministros receberam o subsidio de férias em junho...!

 Estes senhores entraram ao serviço no dia 21 de junho de 2011 e já receberam o  valor correspondente ao subsídio de férias.

Estão a brincar comigo?! Só pode!

 Então agora, argumentam que a suspensão decretada, através do orçamento de estado, só entrou  em vigor no dia 1 de janeiro de 2012 e como tal não pode ser aplicado o efeito retroativo!




Decididamente o Xerife Penas não entende como tudo isto é possível! E, na mesma circunstância, está todo o povo português!

Vejamos, a maioria dos funcionários da CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS passaram ao lado do corte... os da TAP, os militares e ainda muitos outros...

 Afinal, diz o Xerife quase não valia a pena decretar a inconstitucionalidade da lei...!

Xerife Penas levanta aqui a sua voz contra estas tremendas injustiças e nunca se calará mesmo que as finanças procurem não comentar mais esta bronca que nenhum mas nenhum português de bom senso entenderá.


Xerife Penas falou, tá falado!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

ONDE FICA ESTA PAISAGEM DE RARA BELEZA NATURAL?

O XERIFE PENAS é um defensor acérrimo do que é português.

Adivinhe então, onde fica esta paisagem de uma beleza natural invulgar!










As três primeiras pessoas que acertarem terão direito a 10 vales de desconto no valor de 3 € cada no RAFPARK, o parque radical de Matosinhos.





Xerife Penas falou, tá falado!

Quando os eurodeputados mexem com o nosso bolso


O Xerife Penas recebeu este mail que pretende partilhar consigo para sua reflexão:


O QUE EU DESTACO DAS FOTOGRAFIAS É O SEMBLANTE DE RESPONSABILIDADE DE CADA DEPUTADO EUROPEU...


TODOS PROCURAM, NAQUELE PARLAMENTO, PÔR EM PRÁTICA OS SONHOS DAS SUAS CANDIDATURAS!

É falso dizer que dormem ou que se distraem com a leitura, seja ele de livros, de jornais ou de revistas. Nada disso.Os nossos deputados (nossos?!) nem se distraiem nem dormem no decorrer das sessões parlamentares: eles cultivam-se e, a intervalos, descansam!


PRODUTIVIDADE NO  PARLAMENTO EUROPEU...
¡CUSTA CADA UM
12.000 EUROS
POR MÊS!



12.000 EUROS POR MÊS




12.000 EUROS POR MÊS





12.000 EUROS POR MÊS




12.000 EUROS POR MÊS




12.000 EUROS POR MÊS




12.000 EUROS POR MÊS




12.000 EUROS POR MÊS




12.000 EUROS POR MÊS




12.000 EUROS POR MÊS




12.000 EUROS POR MÊS

E  TU TRABALHANDO COMO UM BURRO E SOFRENDO
ATÉ  AOS 67 ANOS.

¡¡CAMBADA DE
DESENVERGONHADOS !!

CIRCULEM...........UMA,...  MIL VEZES.......NÃO TE CANSES DE ENVIAR, ATÉ QUE OS DEDOS TE DOAM E AS TECLAS DO COMPUTADOR SE DESFAÇAM...!!!


DAR CAÇA À CORRUPÇÃO, INCOMPETÊNCIA E LADROAGEM, É UM DEVER CIVICO...


O Xerife Penas ficou efetivamente chocado com este e-mail! E indagou... indagou.

E sabem quanto ganha um eurodeputado, na verdade...? Sabem?

Pois bem...

Cada eurodeputado recebe 7 956,87 euros brutos por mês e tem direito a mais 4.299 euros mensais para “despesas gerais”. O que lhes dá a soma de 12 255,87 euros.

Mas, para além da bolsa para despesas gerais, os eurodeputados têm ainda as viagens pagas e até 423 euros anuais para deslocações em missões de representação fora da União Europeia.

Mas as benesses não ficam por aqui...

Ainda recebe uma senha de presença no valor de 304 euros para estar nas reuniões oficiais no Parlamento e ajudas de custos adicionais de 152 euros se as reuniões forem fora da comunidade europeia.

E, finalmente, a partir dos 63 anos, tem ainda direito a uma reforma de 3,5% do salário por cada ano de mandato completo em Bruxelas ou Estrasburgo.

E sabem quantos eurodeputados constituem o Parlamento Europeu? Sabem?

754...

Façam as contas, então...! 

Pois é... Pois é...

Mas, se os eurodeputados cumprissem as suas funções com diligência e ajudassem a União Europeia a sair do marasmo político, legislativo, económico e financeiro a que a conduziram, o Xerife Penas, pouco teria contra...

O problema é que tal nem sempre assim sucede... 

E quem é que paga estes salários...? Nós! Eu e todos os cidadãos contribuintes dos Estados que integram a União Europeia!

Por isso, na medida em que estes eurodeputados improdutivos mexem com o meu bolso, o Xerife Penas tem tudo contra...

Mas, o Xerife Penas também procurou um deputado exemplar e encontrou uma eurodeputada muito empenhada no exercício das suas funções, a eurodeputada italiana Licia Ronzulli. Ora, vejam:




O Xerife Penas falou, tá falado! 



segunda-feira, 9 de julho de 2012

A inconstitucionalidade do governo

O povo dificilmente compreenderá como um governo faz leis que chocam de frente com a Lei das leis portuguesas (Constituição da República Portuguesa).

Penso, no entanto, que o governo já sabia que a lei de cortar com os subsídios aos funcionários públicos nunca passaria no Tribunal Constitucional. Ficando, agora, com a porta aberta para carregar ainda mais, por exemplo, no IRS...!
E, aqui, quem mais vai sofrer? Os mesmos do costume ou seja os trabalhadores do setor privado.
 
O XERIFE PENAS pergunta: 
E as parcerias público-privadas? 
E que tal um imposto sobre as grandes fortunas? 
E as Fundações?
E que tal um corte nas compras de carros de estado ou mesmo a venda de alguns?
E porque continuam as muitas benesses de titulares de cargos públicos?
 
XERIFE PENAS falou, tá falado!

Saiba aproveitar ao máximo a época balnear


O Xerife Penas preocupa-se com os riscos que a época balnear possa trazer os veraneantes e, por essa razão, pretende alertá-los para alguns cuidados a ter, e desde logo, quanto à escolha da zona balnear que pretendam escolher.


E, nesse sentido, cumpre referir que, obviamente, devem ser preferidas zonas balneares cuja qualidade da água seja adequada à prática balnear, isto é, zonas cuja qualidade da água seja, pelo menos, boa ou aceitável.


Para o efeito, podem consultar a informação atualizada prestada pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos em


E, nesse sentido, O Xerife Penas ficou agradavelmente surpreendido com a qualidade da água das nossas praias, quer costeiras (marítimas), quer interiores (fluviais). Pois, poucas são as praias que não sejam classificadas como excelentes e muitos poucas são as classificadas como más. E, mais, o Xerife Penas congratula-se com o facto de a Quercus tenha mesmo atribuído a 295 das nossas praias, costeiras e interiores a classificação de praia com qualidade de ouro - vd. in http://www.quercus.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/articleFile531.pdf.


Mas, atendendo a que existem ainda praias classificadas como más, e por serem estas as que, neste momento, são proibidas a banhos, vão aqui ser denunciadas, para cautela dos veraneantes. Assim, quanto às praias costeiras, encontram-se classificadas como más as praias de S. Roque (Machico) e de Castelo do Queijo (Porto) e, quanto às praias fluviais, as praias de Pontilhão da Valeta (Arcos de Valdevez), Fragas de São Simão (Figueiró dos Vinhos), Quintas (Mirandela) e Burgães - Rio Caima (Vale de Cambra).


Mas, cuidado, porque há muitas praias que não se encontram sequer classificadas e que, eventualmente podem constituir perigo para a saúde e integridade física de quantos as frequentam. Por isso, o Xerife Penas aconselha a que verifiquem a existência de sinalização proibitiva e se esta não existir, façam a leitura correta das condições aparentes da água, e, em caso de dúvida, abstenham-se de qualquer prática balnear naquela zona.


Uma vez determinada, de forma esclarecida, a zona balnear a frequentar, tenha em atenção ainda mais fatores:





Cumpra os sinais das bandeiras, as placas sinalizadoras, e as indicações do nadador salvador.










Tenha cuidado com a exposição ao sol por longos períodos de tempo e evite a exposição solar nas horas de maior calor (entre as 12h00 e as 16h00).












Evite a entrada rápida na água, evitando, assim, o choque térmico.









Ingira alimentos leves e hidrate-se adequadamente.


Cumpra o tempo de digestão (aproximadamente 3 horas).


Não ingira bebidas alcoólicas nem drogas.




E tenha cuidados redobrados quer com crianças quer com pessoas idosas, vigie-os constantemente e proteja-os com maior atenção relativamente aos fatores acima referidos.








O Xerife Penas, deseja, assim, a todos os veraneantes e, em especial, aos nossos emigrantes que regressam a casa para as suas merecidas férias, uma época balnear segura e repleta de bons momentos nas maravilhosas praias do nosso país!





O Xerife Penas falou, tá falado!